INFBEN: Documento do INSS

O INFBEN é um documento emitido pelo Instituo Nacional da Seguridade Social que tem como objetivo detalhar todos os benefícios previdenciários já concedidos pelo INSS para o segurado.

É de extrema importância que o trabalhador conheça para que serve, como tirar e sempre ter em mãos um INFBEN atualizado de todos os benefícios.

Ele pode ser retirado através do Plenus, que contém todos os seus vencimentos, contribuições, além dos dados técnicos como números do NIT e endereço do segurado do INSS.

É também importante que seja apresentado para o Advogado, na hora de tentar reverter judicialmente algum beneficio indeferido, visto que é através dele que o advogado terá melhor conhecimento do seu caso e poderá tomar as medidas cabíveis.

O que contem no INFBEN?

No INFBEN conterá todas as informações necessárias do seu benefício, como o número do mesmo, o CPF do aposentado, seu RG, seu endereço (sempre confira se seu endereço está correto para evitar possíveis dores de cabeça na hora da liberação do seu benefícios), sexo, data de nascimento, quando os benefícios foram concedidos e quando os mesmos acabaram, suas contribuições e muito mais.

Por isso a importância de manter seu INFBEN atualizado a todos os momentos, pois você poderá ter problemas mais à frente caso haja alguma discrepância no seu documento.

o INFBEN se parece com a imagem abaixo, a parte em preta foi destacada apenas para preservar os dados do segurado em questão, no seu aparecerá a imagem sem as marcas:

INFBEN

Como tirar seu INFBEN?

Você pode tirar seu INFBEN de duas formas, uma é se dirigindo diretamente ao poste de atendimento do INSS e requerendo junto aos servidores da agência, ou entrando no MEU INSS e tirando o mesmos de forma online e sem sair de casa, evitando longas e demoradas filas sempre presentes nas agências da Previdência Social.

Para requerer, é bastante simples, entre em MEU INSS, clique em carta de concessão, e faça seu cadastro conforme explicado no texto.

Lembre sempre de preencher todos os dados com o máximo de cuidado possível e de ter todos os outros documentos em mãos, na hora de entrar em contato com o INSS para requerer a senha do MEU INSS.

Cuidados com o seu documento

Além dos cuidados já mencionados, como conferir se o mesmo está com todos os dados corretos, o que pode acontecer de não estar e neste caso tem que ser pedido a imediata correção, visto que poderá até gerar causa para indeferimento do seu benefício, o segurado também deve tomar o cuidado de preservar o mesmo para posterior conferimento e prova de benefício.

Infelizmente o INSS ainda gera bastante confusões na hora da liberação do benefício, o que pode atrasar a vida do segurado, por isso o INFBEN servirá como prova e documento na hora do requerimento de qualquer benefício, como o auxilio doença ou a aposentadoria por invalidez.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nossa equipe ou deixar um comentário abaixo. Para os advogados eu recomendo visitar o site CNDINSSBR para tirar outras dúvidas relacionadas aos benefícios